Na última terça-feira (30/6), a Prefeitura do Rio de Janeiro, em conjunto com o Governo Federal, inaugurou as novas enfermarias adultas do Hospital Cardoso Fontes, situado em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade. O novo setor, localizado no segundo andar da unidade, dispõe de 21 leitos organizados em dez salas, aumentando significativamente a capacidade de atendimento nas áreas clínicas e cirúrgicas.
Essa entrega é um marco na reestruturação do hospital, resultado da colaboração entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Ministério da Saúde. O evento contou com a presença do ministro Alexandre Padilha e do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado. Durante a cerimônia, Prado destacou a importância dessa conquista: “Estamos avançando na expansão dos leitos do Hospital Cardoso Fontes e de toda a nossa rede. O espaço onde as novas enfermarias foram instaladas era anteriormente ocupado pela cozinha do hospital, que comprometia o conforto dos pacientes, além de não contar com climatização. Com a mudança da cozinha para outro local, conseguimos readequar e climatizar o ambiente, promovendo um novo setor que, em média, deve realizar 100 internações mensais, atendendo, especialmente, pacientes oncológicos com mais dignidade e segurança durante seus tratamentos.”
As novas instalações foram modernizadas e adaptadas para garantir uma infraestrutura de alta qualidade, proporcionando um ambiente que prioriza o conforto tanto dos pacientes quanto dos profissionais de saúde. Além das enfermarias, a nova ala inclui salas destinadas a repouso, reuniões médicas, preparo de medicamentos, um posto de enfermagem e áreas administrativas.
O ministro Alexandre Padilha também comentou sobre os avanços nos hospitais federais do Rio de Janeiro: “Este é mais um passo significativo na recuperação dos nossos hospitais. É gratificante retornar aqui após a inauguração do CER Jacarepaguá e saber que 300 pacientes estão sendo atendidos diariamente, com toda a estrutura funcionando plenamente. Vamos continuar as reformas no Hospital Cardoso Fontes para garantir que os novos leitos ofereçam internações dignas aos pacientes e seus acompanhantes.”
Desde o início da atual gestão municipal, o Hospital Cardoso Fontes tem experimentado melhorias significativas. Leitos que estavam fechados foram reabertos, e serviços que estavam inativos há anos, como o CTI pediátrico e as salas cirúrgicas, foram restaurados. Em 2026, a unidade também ganhou uma nova emergência e um moderno centro de imagem, equipado com um tomógrafo destinado a atender pacientes com obesidade. Nos primeiros cinco meses deste ano, o hospital registrou mais de 216 mil procedimentos ambulatoriais, 91 mil exames, 3.360 internações e 1.670 cirurgias, com a taxa de ocupação dos leitos subindo de 63% em 2024 para 98% em 2025.
A inauguração das novas enfermarias é parte do plano de reestruturação dos hospitais Cardoso Fontes e Andaraí, uma iniciativa conjunta do Ministério da Saúde e da SMS. No Hospital do Andaraí, as melhorias incluem a reabertura da emergência, do CER Andaraí e do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), além da recente inauguração de um novo setor de trauma. A reestruturação do Hospital Cardoso Fontes visa ampliar a oferta de serviços especializados do Sistema Único de Saúde (SUS) na região, fortalecendo o atendimento à comunidade de Jacarepaguá e de toda a Zona Oeste.