A criação de conteúdo atingiu o top 3 de principais motivos pelos quais os brasileiros utilizam ferramentas de Inteligência Artificial. De acordo com pesquisa realizada pela Nexus, a busca de informações gerais é o principal motivador dos brasileiros na utilização da IA.
Outros motivos que também aparecem na lista de razões do uso da IA no Brasil são a busca pelo aprendizado de algo novo, lazer e entretenimento, assim como a procura por ajuda em questões de saúde e bem-estar.
Índice
Aplicabilidade garante flexibilidade do uso da IA
A utilização da IA pelos brasileiros só foi possível pela modernização das plataformas e oferta de testes gratuitos aos usuários. Dessa maneira, usuários entendem perfeitamente como uma plataforma funciona e podem utilizá-la para o objetivo que procuram.
É interessante destacar que os desenvolvimentos das ferramentas de IA permitem que os usuários possam utilizá-la para os mais diferentes objetivos. Além da criação de conteúdo, por exemplo, é possível detectar IA em textos na internet.
Afinal, algumas empresas não admitem que a IA seja utilizada para a criação de conteúdo. Outras, por outro lado, optam por deixar que seus criadores façam uso da inteligência artificial. Porém, é preciso fazer a detecção para conferir se o percentual está muito alto.
Vale destacar que essa aplicabilidade da IA é perceptível em diferentes nichos. Um bom exemplo são pessoas que criam conteúdo para canais digitais, como é o caso dos jornais, por exemplo.
Outro exemplo prático são estudantes que buscam criar conteúdo para monografias ou artigos ao longo da sua vida acadêmica. Nesse caso, ferramentas de detecção como a JustDone permitem que o estudante comprove seu trabalho como autêntico e livre de ser detectado por ferramentas de IA.
Espaço para ainda mais crescimento no Brasil
Os dados revelados pela Nexus destacaram que apenas 16% dos entrevistados dizem utilizar a IA diariamente. Já 36% nunca utilizaram nenhum tipo de ferramenta de inteligência artificial em seu dia a dia.
Existem diferentes fatores pelos quais as pessoas não fazem uso dessa ferramenta ao longo do dia. O principal deles é a desconfiança e o medo do desconhecido, assim como a resistência à mudança.
É importante deixar claro que existe também a falta de familiaridade com essa opção. Isso porque as próprias plataformas estão tentando se transformar em opções mais fáceis de utilizar.
Na medida em que as ferramentas se desenvolverem, a tendência é de que as pessoas se sintam mais confortáveis de utilizar a IA em suas atividades profissionais, bem como em questões pessoais.
O interessante é que existem grupos de pessoas que afirmam não fazer uso da inteligência artificial, mesmo que já tenham interação com essa tecnologia. Prova disso é a integração da ferramenta com apps, sites, redes sociais e até mesmo automóveis.
Os carros com IA já são realidade. Integrados com essa ferramenta, os automóveis contam com respostas com inteligência artificial baseadas em tecnologias automaticamente conectadas com os veículos.
Essa maior integração com automóveis, apps e outros dispositivos ajuda na popularização da ferramenta. Com isso, a tendência é de que ainda mais usuários adotem essa tecnologia ao longo dos próximos anos.
Escolha da melhor ferramenta deve considerar diferentes aspectos
Existem muitas ferramentas que os brasileiros podem utilizar para gerar conteúdo digital, bem como conferir se conteúdos foram criados com uso da inteligência artificial. Nesse caso, a tomada de decisão precisa ser baseada no que cada opção oferece.
É preciso tomar cuidado com a possibilidade de chamariz de corretora picareta e outras situações em que a IA pode não ser válida. Isso porque existem muitas ferramentas que prometem algo que não entregam.
Revisões positivas de usuários, assim como a capacidade de identificar e corrigir conteúdos criados com inteligência artificial, são alguns dos elementos que devem ser levados em consideração pelos brasileiros que pensam em fazer uso da IA.
Atualmente, existem ferramentas gratuitas que permitem testar o site antes de tomar a decisão e começar, como é o caso da JustDone. Esse é outro diferencial que aumenta a popularidade da IA entre os brasileiros, bem como no caso de usuários estrangeiros.
Entretanto, vale a pena destacar que existem especialistas indicando uma possível bolha de IA. Isso porque existe uma supervalorização de empresas que oferecem esse tipo de ferramenta.
No caso dos usuários, isso pouco importa. Afinal, a bolha tende a impactar as empresas, se é que realmente será verdade. Quem utiliza a ferramenta não terá problemas de continuar fazendo seu uso diariamente.
O importante é o usuário entender como a IA pode ser vantajosa para as suas atividades no dia a dia, bem como aprender como a opção escolhida pode oferecer ainda mais opções para aumentar a produtividade, acessar informações mais rapidamente, entre outras possibilidades disponíveis aos brasileiros.
Acessibilidade facilita crescimento da popularidade da IA
Todo esse contexto da IA no Brasil mostra que existe um cenário favorável para que novos avanços sejam alcançados e ainda mais brasileiros façam uso dessa ferramenta para tarefas diárias ou até mesmo profissionais.
Independentemente do motivo, vale a pena considerar o conhecimento da IA na prática para entender tudo que essa nova tecnologia tem a oferecer. Sem contar na importância de se manter por dentro das tendências tecnológicas que contam com novos recursos frequentemente.

