Noticias

Academia Carioca: 17 Anos de Transformação em Saúde e Qualidade de Vida

Noticias do Rio de Janeiro
Noticias do Rio de Janeiro

Programa Academia Carioca Completa 17 Anos e Atinge 1,2 Milhão de Beneficiários

O Programa Academia Carioca, uma das iniciativas mais relevantes do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade do Rio de Janeiro, celebra seu 17º aniversário nesta quarta-feira, 24 de junho. Lançado pela Prefeitura em 2009, o programa já impactou mais de 1,2 milhão de cariocas que utilizam os serviços da rede de Atenção Primária à Saúde. Além de promover a prática de atividades físicas, a proposta inovadora tem como foco a criação de vínculos comunitários, a promoção da saúde e a autonomia dos participantes, especialmente entre os idosos.

O principal intuito do programa é ampliar o acesso a atividades físicas supervisionadas, visando a melhoria dos indicadores de saúde da população carioca. Atualmente, a iniciativa está presente em 222 unidades de Atenção Primária, incluindo centros municipais e clínicas da família, e conta com 203 mil participantes, dos quais 57% são pessoas com mais de 60 anos.

Junia Cardoso, coordenadora do programa, destaca a importância da iniciativa: “Ao longo desses 17 anos, transformamos as clínicas da família e centros de saúde em espaços de acolhimento e promoção da vida. Cada aula é uma chance de cuidar da saúde, estreitar laços e recuperar a autoestima. Ver tantas histórias de superação nos emociona e reafirma nossa certeza de que investir em saúde é investir nas pessoas”.

O programa conta com uma equipe de 126 educadores físicos que atuam em conjunto com os profissionais de saúde, oferecendo atividades como caminhadas, alongamentos, danças, capoeira, ginástica e ações educativas voltadas ao bem-estar físico, mental e social. Os resultados são significativos: 90% dos participantes conseguiram controlar a pressão arterial, 61% reduziram o peso corporal e 52% diminuíram o índice de massa corporal, evidenciando o efeito positivo da prática regular de exercícios na prevenção de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

Histórias de Superação

Carlos Carvalho, um advogado de 48 anos, é um dos muitos beneficiados pelo programa. Hipertenso desde os 16 anos, ele conheceu a Academia Carioca por meio de uma recomendação médica após um exame que indicou taxas preocupantes. “Quando entrei para o programa, pesava 125 kg e tinha colesterol elevado. Em seis meses, consegui perder 20 kg e, em um ano, cheguei a perder 40 kg. Hoje, prefiro as aulas do Programa Academia Carioca em relação a uma academia particular. Sou muito grato ao professor Felipe e aos meus colegas, com quem fiz amizades valiosas”, relata Carlos, que busca agora manter um estilo de vida saudável e encorajar outros a se juntarem ao programa.

Maria de Lourdes Marques, de 71 anos, residente da Rocinha, participa da Academia Carioca há mais de 14 anos. A aposentada, que pratica atividades físicas três vezes por semana, destaca os benefícios que a iniciativa trouxe para sua vida. “Entrei no programa em um momento desafiador e ele me proporcionou qualidade de vida e novas amizades. Através da Academia Carioca, mantenho-me ativa e socializo com pessoas de diferentes contextos. Esse programa é fundamental para mim”, afirma Dona Lourdes, ressaltando a importância do convívio social e das atividades realizadas.

Com uma trajetória de sucesso, o Programa Academia Carioca continua a ser um pilar na promoção da saúde e bem-estar dos cariocas, reafirmando seu compromisso com a qualidade de vida da população.