Como fazer molho pesto
O molho pesto é uma deliciosa combinação de manjericão, alho, queijo parmesão, pinhões e azeite de oliva. Para prepará-lo, comece lavando e secando bem as folhas de manjericão fresco.
Passo a passo
Em um processador de alimentos, adicione as folhas de manjericão, alho picado, queijo parmesão ralado, pinhões e azeite de oliva. Bata até obter uma mistura homogênea.
Consistência
Se preferir um molho mais grosso, adicione mais queijo parmesão. Para uma consistência mais líquida, acrescente um pouco mais de azeite de oliva.
Armazenamento
O molho pesto pode ser armazenado em um recipiente hermético na geladeira por até uma semana. Certifique-se de cobrir a superfície do molho com azeite de oliva para evitar a oxidação.
Variações
Experimente adicionar nozes, amêndoas ou até mesmo rúcula ao molho pesto para dar um toque diferente. Você também pode substituir o queijo parmesão por queijo pecorino.
Utilização
O molho pesto é versátil e pode ser utilizado em massas, saladas, sanduíches e até mesmo como molho para carnes grelhadas. Sua combinação de sabores intensos irá realçar qualquer prato.
Origem
O molho pesto tem origem na região da Ligúria, na Itália, e tradicionalmente é feito com um pilão e um almofariz. Hoje em dia, a maioria das pessoas opta pelo processador de alimentos para facilitar o preparo.
Curiosidade
O termo “pesto” vem da palavra italiana “pestare”, que significa “amassar” ou “moer”. Isso faz referência ao processo de moer os ingredientes no almofariz para obter o molho.
Finalização
Agora que você sabe como fazer molho pesto, experimente prepará-lo em casa e surpreenda-se com o sabor fresco e aromático desta deliciosa receita italiana.
