O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere, informou na última terça-feira (11/08) durante uma reunião do CompStat Rio sobre a ampliação das atividades de policiamento preventivo e ostensivo da Divisão de Elite da Guarda Municipal – Força Municipal. A nova área de atuação inclui os bairros da Freguesia e Jacarepaguá, localizados na Zona Sudoeste, com início previsto para domingo (16/08).
Cavaliere destacou que a decisão de expandir o policiamento se baseou em estudos de criminalidade e estatísticas de segurança. “Hoje avançamos para a Zona Sudoeste, uma região que tem enfrentado sérios problemas de segurança. A Força Municipal irá se concentrar na Freguesia, especialmente em áreas com alta incidência de furtos e roubos, onde há um fluxo considerável de pessoas e comércio”, afirmou o prefeito. Ele ressaltou a importância da parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar e expressou satisfação com os resultados até o momento, enfatizando que essa é apenas a fase inicial dos esforços.
A expansão do policiamento integra um planejamento estratégico que visa a implementação gradual de novas áreas prioritárias na cidade. Com essa nova fase, a Força Municipal passará a atuar em 13 locais estratégicos, alocando seus agentes em momentos e lugares identificados como críticos para a criminalidade, com foco em ocorrências de roubos e furtos.
Durante a reunião, também foi apresentado um relatório sobre as operações da Força Municipal, que já contabiliza 1.000 prisões e conduções a delegacias desde o início de suas atividades, em 15 de março. Nesse período, foram recuperados 223 celulares, 209 motocicletas, 15 cordões, além de apreensões que incluíram uma pistola, 16 réplicas de armas de fogo e 60 armas brancas. O secretário de Segurança Urbana, Brenno Carnevale, destacou a abordagem proativa da Força Municipal, que realiza um patrulhamento orientado por dados. “Nossos agentes atuam de forma planejada, conhecendo os locais e horários que demandam maior atenção, utilizando os meios adequados para cada situação”, explicou.
Além disso, no próximo sábado (15/08), será realizada a cerimônia de ingresso dos 323 novos alunos que compõem a terceira turma do Curso de Formação da Divisão de Elite da GM-Rio – Força Municipal. O evento ocorrerá na Academia da Divisão, localizada em Irajá.