Noticias

Beneficiárias do Cartão da Primeira Infância Carioca desfrutam de passeio no Bondinho e sessão de cinema

Noticias do Rio de Janeiro
Noticias do Rio de Janeiro

A iniciativa é parte da abordagem da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) para proporcionar atividades culturais e de lazer a famílias em situação de vulnerabilidade. Na última semana, Luciana, que nunca havia levado seus quatro filhos a um cinema, e Elizane, que visitou pela primeira vez o icônico Pão de Açúcar, foram algumas das 30 mil famílias beneficiadas pelo Cartão da Primeira Infância Carioca (PIC). Este projeto da Prefeitura do Rio, por meio da SMAS, tem como objetivo melhorar a nutrição de crianças de baixa renda com até quatro anos.

Em uma ação especial em homenagem ao Dia das Mães, celebrado no último domingo, a SMAS organizou dois passeios para 110 mulheres que recebem o benefício, acompanhadas de seus filhos. No dia 12 de maio, elas visitaram o Parque Bondinho Pão de Açúcar, localizado na Urca, na Zona Sul, e no dia seguinte foram ao cinema Kinoplex no Shopping Nova América, em Del Castilho, na Zona Norte.

“Foi uma experiência incrível. As crianças se divertiram muito”, relatou Luciana, de 37 anos, moradora de Inhaúma, enquanto estava com seus filhos de 3, 9, 11 e 15 anos. Elizane Ferreira, aos 40 anos, também compartilhou sua empolgação ao ver sua cidade de uma perspectiva inédita. “Foi maravilhoso. Nunca tínhamos andado de bondinho, foi uma emoção única”, contou, abraçada ao marido e à filha.

Além do suporte financeiro, que oferece R$ 200 mensais em alimentação, a SMAS busca proporcionar experiências enriquecedoras para as famílias do Cartão PIC. A proposta é criar oportunidades para que essas pessoas conheçam pontos turísticos que, de outra forma, não teriam a chance de visitar, fortalecendo os laços familiares e ampliando seus horizontes. “Nosso objetivo é promover a inclusão cultural e a acessibilidade, e buscamos parcerias para realizar essas atividades coletivas, que fazem parte do nosso trabalho de acompanhamento das famílias”, explicou Vanessa Medeiros, responsável pela supervisão dos beneficiários do programa.

Entre as atividades, 30 mães da 1ª Coordenadoria de Assistência Social (CAS), que cobre o Centro, passaram uma manhã no Parque Bondinho Pão de Açúcar, desfrutando da vista espetacular do Rio de Janeiro. Em outra ação, 80 mães e seus filhos assistiram de forma gratuita a uma sessão do filme “Super Mario Bros.”, envolvendo famílias de diversas áreas cobertas pelas 3ª, 4ª e 7ª CAS.

Para os organizadores dessas ações, a maior recompensa está na felicidade das famílias participantes. Um exemplo é a reação de Maitê, que, no colo da mãe Karin Mello, de 32 anos e atualmente desempregada, respondeu com um sorriso ao ser perguntada sobre o que mais havia gostado do bondinho: “Tudo!”