Palestrante Telles Martins

A Inovação na Suspensão dos Veículos Elétricos – Por Telles Martins

Os veículos elétricos não possuem caixas de marcha, o que simplifica o sistema de suspensão. Normalmente, eles utilizam molas multilink na traseira e uma suspensão independente na frente, já que o motor não apresenta um peso significativo. Por outro lado, o que realmente adiciona peso é o pacote de baterias. Em contraste com os veículos a combustão, que distribuem o peso de maneira uniforme, nos veículos elétricos, a concentração do peso das baterias influencia diretamente na estabilidade e na dinâmica do veículo.

Distribuição de Peso e Estabilidade

Nos veículos a combustão, o peso se distribui de forma plana, cobrindo todo o veículo, o que proporciona maior estabilidade nas curvas e uma sensação de maior segurança ao dirigir. Por outro lado, nos veículos elétricos, a direção elétrica oferece conforto ao dirigir, estacionar e realizar manobras, uma vez que o eixo esterçante se acopla no final do setor de direção, permitindo que o condutor faça menos esforço. Consequentemente, a suspensão precisa ser mais rígida para suportar a energia dinâmica gerada e compensar o peso das baterias.

Suspensão a Ar e Adaptações

Alguns veículos elétricos utilizam suspensão a ar, o que permite ajustes na altura do veículo. Dependendo do modelo, a suspensão pode ser mais dura ou mais macia. Isso ocorre devido aos parâmetros de suspensão ativa, que frequentemente são calibrados para condições de outros países e, portanto, necessitam de adaptações para o nosso ambiente. Além disso, a influência do pack de baterias na suspensão é extremamente significativa, exigindo uma suspensão mais maleável para suportar o peso adicional.

Suspensão Independente e Eficácia

A suspensão dos veículos elétricos é independente nas quatro rodas, o que gera maior força e atrito dinâmico no solo. Embora considerem esse sistema mais frágil, na verdade, ele é mais eficaz e complexo. Além disso, o sistema acopla o freio regenerativo na suspensão, usando pinças perfuradas que melhoram a ventilação dos freios de cerâmica. Escolhem esses freios porque a regeneração transforma energia potencial em energia cinética, e a cerâmica se adapta melhor a essa forma de energia.

Conclusão

A inovação na suspensão dos veículos elétricos marca um avanço significativo na engenharia automotiva. A combinação de suspensão independente, direção elétrica e freios regenerativos proporciona uma experiência de condução confortável, segura e eficiente. Além disso, o desenvolvimento contínuo dessas tecnologias está moldando o futuro da mobilidade, oferecendo benefícios em termos de desempenho e sustentabilidade.

Sobre o Autor

Telles Martins, palestrante, colunista e designer especializado em carros híbridos e elétricos, destaca-se pelo seu profundo conhecimento em veículos autossustentáveis e design automotivo. Com sua vasta experiência no setor, ele influencia significativamente a discussão sobre inovação em mobilidade urbana e sustentabilidade veicular.

Redação Rio em Foco

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