Categories: Cidade

Atletas paracambienses recordam programa Campeões do Futuro

[ad_1]

Andrezinho Ceciliano, campeão olímpico Nelson Rocha dos Santos e ex-presidente da SUDERJ discutem políticas públicas para Paracambi

Melhoria nos espaços públicos para prática de esportes, equipamentos de qualidade e uma vila olímpica em Paracambi foram algumas das demandas feitas por atletas locais, na noite de quinta-feira (14), durante a reunião do Programa de Governo Participativo (PGP), promovido pelo deputado e pré-candidato a prefeito da cidade, Andrezinho Ceciliano, no Cinema Imperial, no Centro do município. O tema do encontro foi o papel do esporte na vida da população.

Estavam no evento lendas do esporte, como o velocista campeão e recordista brasileiro e sul-americano Nelson Rocha dos Santos, conhecido como Nelsinho, de 72 anos, e jovens medalhistas, como a vencedora de jiu-jitsu no Salvador Open, Ana Beatriz Passos, de 15 anos, e o atual campeão de karatê pelo campeonato brasileiro, João Pedro Oliveira, de 17 anos.

Durante a noite, o palestrante convidado, Adriano Santos, ex-presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ), contou que “a partir de 2003 houve mobilização em Nova Iguaçu para existir políticas públicas para o esporte”, em uma época em que não havia retorno municipal.

Visitantes que se inscreveram para participar da reunião, majoritariamente esportistas ou atletas, saudaram antigos programas disponíveis para a população durante o mandato de André Ceciliano como prefeito de Paracambi, como a Companhia de Ballet e o Campeões do Futuro.

Andrezinho destacou a importância de reviver o extinto projeto Campeões do Futuro, que acolhia crianças dos 6 aos 18 anos, disponibilizando transporte e alimentação para as competições, inscrição, uniforme e equipamento, além de exames de graduação. O karatê foi o esporte que mais trouxe medalhas para a cidade.

“O esporte é uma válvula de escape para os jovens, é um pilar para a boa conduta, é fortalecedor do vínculo com a educação e um agente contra os crimes e as drogas”, disse o pré-candidato.

Nelsinho acrescentou a importância da “tríade educação, esporte e saúde: esses três segmentos juntos são sucesso na certa”. O medalhista olímpico também pontuou a necessidade de todos os membros da sociedade terem acesso aos espaços de treino: “adaptação para qualquer pessoa com qualquer deficiência, assim como a promoção da saúde para a terceira idade”.

A importância da presença dos moradores em discussões sobre a cidade foi destacada pelo diretor do Departamento de Esportes e Lazer (DEL) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Thiago Rosa.

“A gente falou de esporte, falou de saúde, educação, turismo e outros pontos sensíveis para a Baixada Fluminense. As políticas públicas podem ser fortalecidas pelo esporte”, defendeu Rosa.

[ad_2]

JB

Redação Rio em Foco

Postagens recentes

Comunidade e Conexão: por que os jogos sociais estão em ascensão

O modo como nos relacionamos com o entretenimento mudou bastante nos últimos anos. Os jogos…

25 de agosto de 2025

Plicoma anal: quais os riscos e tratamentos disponíveis?

O plicoma anal é uma condição frequentemente ignorada — tanto por quem sofre com ele…

25 de agosto de 2025

O charme do imprevisível: quando o erro vira estilo

O acaso como linguagem criativa No design contemporâneo, o acaso deixou de ser visto como…

24 de agosto de 2025

Grajaú comemora 111 anos com programação especial de integração comunitária

Um bairro planejado com história centenária Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, o…

20 de agosto de 2025

Dr. Fabio Barros enfatiza importância da estética consciente no Rio Innovation Week

A 2ª Conferência de Luxo do Rio Innovation Week 2025 foi palco de um debate…

17 de agosto de 2025

Autonomia de Veículos Elétricos e Híbridos: Guia Essencial

Autonomia de Veículos Elétricos e Híbridos: o que você precisa saber antes de comprar o…

14 de agosto de 2025

Este site utiliza Cookies

Saiba Mais