Categories: Viagem & Lazer

Rio reúne representantes do turismo, negócios e meio ambiente para novas ações de sustentabilidade

[ad_1]

A cidade do Rio vive um novo momento com a retomada do turismo e o reaquecimento do mercado de eventos. Setores público e privado celebram uma nova fase da economia carioca, mas também se mostram muito atentos às iniciativas inovadoras que buscam um desenvolvimento mais sustentável. Tornar o Rio um destino turístico inteligente foi um dos temas do encontro promovido pela União Europeia no município, por meio do Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP), desenvolvido em parceria com a Prefeitura da capital.

Na última semana um grande workshop reuniu representantes da União Europeia, Prefeitura, universidades, trade turístico, Negócios e parceiros dos setores de inovação, meio ambiente e economia criativa. Durante o evento foram debatidos os desafios do programa que tem como objetivo o desenvolvimento de estratégias para uma gestão mais sustentável de resíduos plásticos e incentivos a ações de economia circular.

O encontro reuniu importantes parceiros do programa e organizações do setor como a UFRJ, UERJ, Universidade Veiga de Almeida, Orla Rio, SindRio, ABIH-RJ, Firjan, Instituto BV Rio, Rede Brasil Pacto Global da ONU, , BNDES, C40 Cities, Exchange for Change, Brasken, Instituto SENAI de Inovação em Químicas Verdes, Mar Urbano, Route Global, Pacto Global da ONU, entre outros.

“O Rio está com a firme proposta de se tornar um destino turístico inteligente e esse apoio da União Europeia é fundamental. O turista que chegar aqui tem que saber que temos uma cidade inovadora, sustentável e que se preocupa com o meio ambiente”, declarou o secretário municipal de Turismo, Antônio Mariano que observou ainda outras características essenciais que um destino inteligente precisa ter como governança, tecnologia, integração, acessibilidade e gestão dos próprios recursos de forma eficiente.

Já o vice-presidente da Orla Rio, Guilherme Borges, destacou a integração não somente do trade turístico, mas de todos os agentes envolvidos no evento, que se mostraram dispostos a colaborar para buscar alternativas viáveis à gestão e ao consumo sustentável do plástico no município. “A gente entende que esse passo na agenda verde é muito importante para a cidade. É uma questão econômica, uma ação de posicionamento e o turismo está cada vez mais consciente e atuante nesse sentido. Estamos trabalhando juntos, saindo do intangível para o tangível, para poder engajar os visitantes e poder mostrar que no Rio as pessoas realmente se importam”.

Para a coordenadora do projeto Blue Keepers, ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil, Gabriela Otero, a escolha do Rio para a implementação do Programa Plásticos Circulares nas Américas foi muito acertada por suas características naturais, econômicas e pelo engajamento das lideranças do setor. “O Rio é um mega laboratório, principalmente por ter uma população que valoriza a relação com a natureza. É preciso construir com a cidade e aprender com ela. Vamos, juntos, olhar para esse ecossistema e buscar soluções conjuntas para implementar um plano de ações eficiente”.

De acordo com a coordenadora do CPAP no Brasil e na Colômbia, Tathiana Colturato, após essa troca de informações, o próximo passo do projeto, em 22 e 23 de novembro, vai contar com a participação de uma delegação formada por representantes de entidades e destinos europeus, como Copenhagen, que irão compartilhar experiências de sucesso. “O CPAP é um projeto de cooperação para a economia circular. A Europa se propõe a apoiar o Brasil nos caminhos que fazem sentido para a implementação de ações viáveis para os próximos anos. Temos no Rio atores muito engajados e dispostos e que já fazem parte dessa solução”.

Plásticos Circulares nas Américas
O Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP) é uma iniciativa financiada pela União Europeia que escolheu a capital fluminense para a troca de experiência em ações de fomento à agenda verde. O CPAP tem o objetivo de apoiar a transição para uma economia circular de plásticos por meio do diálogo e da cooperação internacional, no Brasil e na Colômbia.

Fonte: União Européia Brasil – anelisebeltrao@gmail.com

VAGAS LIMITADAS – GARANTA JÁ O SEU LUGAR!

[ad_2]

Fonte: Rionoticias

This post was last modified on 28 de agosto de 2023 14:45

Redação Rio em Foco

Postagens recentes

Comunidade e Conexão: por que os jogos sociais estão em ascensão

O modo como nos relacionamos com o entretenimento mudou bastante nos últimos anos. Os jogos…

25 de agosto de 2025

O charme do imprevisível: quando o erro vira estilo

O acaso como linguagem criativa No design contemporâneo, o acaso deixou de ser visto como…

24 de agosto de 2025

Grajaú comemora 111 anos com programação especial de integração comunitária

Um bairro planejado com história centenária Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, o…

20 de agosto de 2025

Dr. Fabio Barros enfatiza importância da estética consciente no Rio Innovation Week

A 2ª Conferência de Luxo do Rio Innovation Week 2025 foi palco de um debate…

17 de agosto de 2025

Autonomia de Veículos Elétricos e Híbridos: Guia Essencial

Autonomia de Veículos Elétricos e Híbridos: o que você precisa saber antes de comprar o…

14 de agosto de 2025

Bairros Mais Perigosos e Mais Seguros do Rio de Janeiro em 2025: Guia Completo da Segurança na Cidade

Panorama da Segurança no Rio de Janeiro em 2025 A segurança pública no Rio de…

10 de agosto de 2025

Este site utiliza Cookies

Saiba Mais