Gastronomia

Bares e restaurantes do Rio têm volta de movimento, mas 35% tiveram prejuízo no mês de junho, aponta Abrasel

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) aponta que apenas 30% dos estabelecimentos do Rio de Janeiro operaram com lucro no período, enquanto 35% tiveram equilíbrio

Os donos de bares e restaurantes do Rio registraram mais prejuízo do que lucro no último mês de junho. Segundo a mais recente pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RJ (Abrasel RJ), 30% dos estabelecimentos registraram lucro no período. No entanto, 35% das empresas tiveram prejuízo e outros 35% fecharam o mês em equilíbrio.
 

O levantamento aponta que a alta da inflação segue sendo uma das principais preocupações do setor. 71% dos bares e restaurantes do estado não conseguiram reajustar os seus preços em linha com a inflação média. Destes, 41% realizaram reajustes abaixo da inflação, enquanto 31% não alteraram seus preços. Outros 26% dizem ter feito reajuste conforme a inflação. Enquanto somente 3% alteraram os preços acima da inflação.
 

O índice é ligeiramente inferior à média nacional, que apontou que 74% dos estabelecimentos do país não conseguiram realizar reajustes equivalentes à inflação.

“A pesquisa deixa claro que, mesmo sofrendo o duro impacto da inflação, a grande maioria dos empresários não repassou os aumentos de custo aos clientes. Isto demonstra o quanto o setor é resiliente e está comprometido em atravessar esta crise. No entanto, caso esta tendência se mantenha por mais tempo, isto pode inviabilizar muitos negócios. É fundamental que haja um entendimento entre todas as esferas do poder público, para que a inflação não seja responsável pela extinção de empresas e postos de trabalho que representam a comida na mesa de milhões de famílias”, – afirma Pedro Hermeto, presidente da Abrasel RJ. 


77% dos bares e restaurantes do Rio tem empréstimos contratados e 35% tem parcelas em atraso
 

O levantamento revela ainda que, dos negócios do RJ inscritos no Simples Nacional, 59% têm parcelas em atraso, índice abaixo do registrado em todo o país, que é de 45%. Destes, 59% já aderiram ao Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp). Apenas 13% das empresas estão inscritas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo. Entre as que têm débitos na dívida ativa, somente 25% delas requisitaram entrada no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) e 13% disseram desconhecer o programa.
 

A nova rodada da pesquisa da Abrasel RJ apurou ainda que mais de dois terços das empresas do estado, 77%, contraíram empréstimos. Sendo 71,4% através de linhas de créditos dos bancos. Entre estes, 35% têm parcelas em atraso e alegam que o custo comprometido para o pagamento das dívidas representa 13,5% do faturamento.

This post was last modified on 12 de julho de 2022 12:18

Pedro Barros

Postagens recentes

Comunidade e Conexão: por que os jogos sociais estão em ascensão

O modo como nos relacionamos com o entretenimento mudou bastante nos últimos anos. Os jogos…

25 de agosto de 2025

O charme do imprevisível: quando o erro vira estilo

O acaso como linguagem criativa No design contemporâneo, o acaso deixou de ser visto como…

24 de agosto de 2025

Grajaú comemora 111 anos com programação especial de integração comunitária

Um bairro planejado com história centenária Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, o…

20 de agosto de 2025

Dr. Fabio Barros enfatiza importância da estética consciente no Rio Innovation Week

A 2ª Conferência de Luxo do Rio Innovation Week 2025 foi palco de um debate…

17 de agosto de 2025

Autonomia de Veículos Elétricos e Híbridos: Guia Essencial

Autonomia de Veículos Elétricos e Híbridos: o que você precisa saber antes de comprar o…

14 de agosto de 2025

Bairros Mais Perigosos e Mais Seguros do Rio de Janeiro em 2025: Guia Completo da Segurança na Cidade

Panorama da Segurança no Rio de Janeiro em 2025 A segurança pública no Rio de…

10 de agosto de 2025

Este site utiliza Cookies

Saiba Mais