Brasil Notícias

Há vagas qualificadas, anunciam empresas na websérie Firjan de Óleo, Gás e Naval

Empresas, com a TAG e Ocyan, procuram especialistas em gasodutos e soluções para essa indústria

Apesar da pandemia, o mercado de trabalho em óleo, gás e naval no país se mantém aquecido, mas é preciso ficar atento às mudanças e aos novos perfis demandados, que impactam nas grades de treinamento para os profissionais. Essas foram as principais conclusões da Websérie Firjan de Óleo, Gás e Naval – Mercado de Trabalho com Ocyan e TAG, promovida em 20/4, com moderação de Fernando Montera, coordenador de Relacionamento Estratégico de Petróleo, Gás e Naval da Firjan. 

A TAG (Transportadora Associada de Gás), vendida pela Petrobras em 2019 para o consórcio Engie CDPQ, teve que contratar todo o quadro de pessoal, porque operava com funcionários cedidos pela antiga controladora e terceirizados. Após o período de transição, em 2020 o percentual de funcionários recrutados pela TAG cresceu 70%. A empresa iniciou também um programa de estágio. A empresa possui a maior rede de gasodutos de transporte no país, presente em 10 estados. 

“O desafio é atrair profissionais, que precisam ser altamente qualificados e ter experiência com gasoduto. Conseguimos contratar alguns da Petrobras. Estamos conversando com outras transportadoras para tentar fazer um programa de treinamento”, explica Carmina Velasco, gerente de Pessoas, Cultura e Comunicação na TAG. 

A Ocyan, especializada em prover soluções para a indústria de petróleo e gás, está com 400 vagas abertas, segundo Bruna Fonseca Augusto, gerente de Pessoas na empresa. “Nosso maior desafio tem sido a diversidade e a inclusão. Criamos um Comitê de Diversidade e estamos fechando uma parceria com a Firjan SENAI Macaé para treinar mulheres para atividades off shore”. 

Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI, colocou a rede de institutos do SENAI à disposição das empresas para preparar esse novo perfil de mão-de-obra. “Estamos investindo muito nos professores e nos recursos tecnológicos. A automação em operações de petróleo e gás estará cada vez mais presente”. 

Reis aproveitou o evento para divulgar a campanha SESI Cidadania Contra a Fome, de arrecadação de alimentos não perecíveis para pessoas em extrema pobreza. A iniciativa foi lançada pela Firjan SESI há uma semana. “Pandemia, tragédia e angústia de quem tem fome e precisa comer. Por isso, essa grande articulação entre a Firjan SESI, empresários e os parceiros Viva Rio, União Rio eCaminhão da Misericórdia, da Comunidade Olhar Misericordioso. Doe agora!”, conclamou Reis. Para participar da campanha, acesse https://sesicidadaniacontrafome.firjan.com.br/

Para rever a Websérie Óleo, Gás e Naval, acesse https://www.youtube.com/watch?v=kSDsUxq6WSI 

Imagem: Canva Pro

This post was last modified on 21 de abril de 2021 21:42

Redação Rio em Foco

Postagens recentes

Comunidade e Conexão: por que os jogos sociais estão em ascensão

O modo como nos relacionamos com o entretenimento mudou bastante nos últimos anos. Os jogos…

25 de agosto de 2025

O charme do imprevisível: quando o erro vira estilo

O acaso como linguagem criativa No design contemporâneo, o acaso deixou de ser visto como…

24 de agosto de 2025

Grajaú comemora 111 anos com programação especial de integração comunitária

Um bairro planejado com história centenária Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, o…

20 de agosto de 2025

Dr. Fabio Barros enfatiza importância da estética consciente no Rio Innovation Week

A 2ª Conferência de Luxo do Rio Innovation Week 2025 foi palco de um debate…

17 de agosto de 2025

Autonomia de Veículos Elétricos e Híbridos: Guia Essencial

Autonomia de Veículos Elétricos e Híbridos: o que você precisa saber antes de comprar o…

14 de agosto de 2025

Bairros Mais Perigosos e Mais Seguros do Rio de Janeiro em 2025: Guia Completo da Segurança na Cidade

Panorama da Segurança no Rio de Janeiro em 2025 A segurança pública no Rio de…

10 de agosto de 2025

Este site utiliza Cookies

Saiba Mais