Saúde

Mulheres sofrem 15% a mais com as varizes do que os homens

Especialista revela formas de cuidado e tratamento. E ainda, deixa um alerta para a classe das empresárias

A mulher moderna costuma ser multitarefa. Cuida da casa, da família e ainda administra o trabalho, algumas delas, o seu próprio negócio. Com tantos afazeres, pode acontecer de a saúde ficar em segundo plano, incluindo a vascular. De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), 45% das mulheres sofrem com as varizes, enquanto os homens representam 30% do total.

As varizes se formam geralmente, nas pernas e nos pés. Elas são resultadas de veias tortuosas e dilatadas. “Ocorrem quando a pressão nas veias aumenta e há dificuldade do retorno do sangue para o coração”, explica o angiologista, Guilherme Jonas.

Não sendo necessariamente uma regra, um dos grupos de mulheres que podem estar propícios a sofrer com as varizes em algum momento da vida, são as empresárias, devido ao fato de passarem boa parte do tempo assentadas.

Segundo o especialista, as varizes “acometem, principalmente, os membros inferiores e suas formas de manifestação podem ser várias, entre elas, dor, sensação de peso e cansaço nas pernas, queimação, ardência nas regiões em que as veias estão dilatadas e, eventualmente, câimbras noturnas e coceira”.

A variz costuma ser mais comum nas mulheres, este fato tem relação com alguns fatores, como: genética,, doenças ginecológicas e a presença de alguns hormônios. “Entre eles, podemos citar, a gestação, presenças de estrógeno e de progesterona, do próprio organismo ou de fonte externa, como, o anticoncepcional, por exemplo.

“Além disso, as doenças ginecológicas são outro fator prevalente para as varizes, pois, com o aumento da estrutura pélvica pode haver a compressão das veias que drenam as pernas. E problemas como: obesidade, sedentarismo, longos períodos em pé ou assentado, carregamento de peso em excesso e, principalmente, uma tendência genética”, afirma o médico.

Tratamento e cuidados

Por se tratar de uma doença crônica, não há cura, mas, têm tratamentos para melhorar os sintomas. “São três formas de tratar e somente o médico pode indicar a melhor para cada caso. Cirurgia convencional, tratamento minimamente invasivos e o tratamento com medicamentos e meias elásticas ou conservador”, enumera Guilherme.

Mesmo apresentando maiores fatores de risco em relação aos homens, as mulheres podem adotar medidas para evitar as varizes. Ações tomadas no dia a dia ajudam no retardo da aparição da variz. Caso a pessoa já tenha uma predisposição, é preciso cuidar ainda mais para que o problema não se agrave e seguir acertadamente com o tratamento médico.

O especialista explica que “ter alimentação saudável, praticar atividade física, evitar uso de salto alto, se tiver doença ginecológica, tratar da maneira correta e caso tenha mais tendência a ter variz, procurar um ginecologista para indicar um método contraceptivo que libere menos hormônios no organismo, fazer alongamentos e pequenas caminhadas durante as pausas no trabalho”, auxiliam na prevenção e tratamento das varizes.

Fonte: Guilherme Jonas, médico angiologista e cirurgião vascular, especialista em cirurgia vascular pela SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular). CRMMG 44020, RQE 28561, 37143. Diretor técnico da clínica Angiomais em Belo Horizonte MG (@drguilhermejonas).

Foto: Divulgação – Assessoria de imprensa

 

 

 

 

 

Lembrancinha para presentear no dia da mulher: 7 dicas rápidas para você fazer.

This post was last modified on 26 de março de 2024 14:56

Redação Rio em Foco

Postagens recentes

Comunidade e Conexão: por que os jogos sociais estão em ascensão

O modo como nos relacionamos com o entretenimento mudou bastante nos últimos anos. Os jogos…

25 de agosto de 2025

O charme do imprevisível: quando o erro vira estilo

O acaso como linguagem criativa No design contemporâneo, o acaso deixou de ser visto como…

24 de agosto de 2025

Grajaú comemora 111 anos com programação especial de integração comunitária

Um bairro planejado com história centenária Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, o…

20 de agosto de 2025

Dr. Fabio Barros enfatiza importância da estética consciente no Rio Innovation Week

A 2ª Conferência de Luxo do Rio Innovation Week 2025 foi palco de um debate…

17 de agosto de 2025

Autonomia de Veículos Elétricos e Híbridos: Guia Essencial

Autonomia de Veículos Elétricos e Híbridos: o que você precisa saber antes de comprar o…

14 de agosto de 2025

Bairros Mais Perigosos e Mais Seguros do Rio de Janeiro em 2025: Guia Completo da Segurança na Cidade

Panorama da Segurança no Rio de Janeiro em 2025 A segurança pública no Rio de…

10 de agosto de 2025

Este site utiliza Cookies

Saiba Mais