Saúde

Uma nova chance para a vida

Projeto coordenado por psicólogo, na Ilha do Governador, tem como objetivo evitar que pessoas pratiquem o suicídio

Nos últimos anos, a população mundial tem convivido com diversos casos envolvendo depressão, pânico e ansiedade. Em algumas situações, sem o devido acompanhamento profissional e guardando sentimentos e angústias para si, muitas pessoas acabam tirando a própria vida. Com isso, foi criado no Rio de Janeiro um serviço de atendimento que busca evitar que pessoas cometam suicídio. O trabalho voluntário, coordenado pelo psicólogo Sebastião Ferreira, conta com 32 colaboradores (sete psicólogos e 25 estudantes de psicologia) e é realizado na Paróquia Nossa Senhora de Loreto, na Ilha do Governador, Zona Norte da capital fluminense, desde 2012.

Escritor, palestrante, especialista em terapia de casal e família pela PUC-Rio, cursando atualmente pós-graduação em Logoterapia pela LOGORIO e membro do Grupo dos Psicólogos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Sebastião e sua equipe realizam atendimentos individuais, de casal, família e também em grupos de adultos, adolescentes e crianças.

Imagem: Divulgação

– Meu trabalho é mais voltado para a contingência e contenção de pessoas que querem tirar a vida. Na paróquia, já atendemos 139 pessoas que se auto lesionaram ou praticaram um ou mais atos contra a vida. Se essas pessoas já se lesionaram ou tentaram se matar, a prevenção não funcionou. Muitas dessas pessoas sentem um vazio muito grande e não veem um sentido na vida. Se nada for feito, elas irão cometer suicídio. Com essas pessoas, nós trabalhamos com a contenção – explica o psicólogo.

Números que chamam a atenção

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano no Brasil. No mundo, são aproximadamente um milhão de suicídios anuais. Neste ranking, o Brasil se encontra atrás apenas dos Estados Unidos. De acordo com dados avaliados pelo Ministério da Saúde nos últimos quatro anos e divulgados numa pesquisa em 2019, no Brasil, uma pessoa tira a própria vida a cada 46 minutos.

Serviço

Para aqueles que têm interesse, o atendimento ocorre no Ambulatório do Samaritano, no pátio interno da Paróquia Nossa Senhora de Loreto, às quintas-feiras, às 13h. Vale destacar que o atendimento tem valor social, já aqueles que não possuem recursos, ficam isentos de pagamento. As inscrições podem ser feitas pelo link: pnsloreto.com/sebastiao.

This post was last modified on 26 de março de 2024 15:15

Redação Rio em Foco

Postagens recentes

Comunidade e Conexão: por que os jogos sociais estão em ascensão

O modo como nos relacionamos com o entretenimento mudou bastante nos últimos anos. Os jogos…

25 de agosto de 2025

Plicoma anal: quais os riscos e tratamentos disponíveis?

O plicoma anal é uma condição frequentemente ignorada — tanto por quem sofre com ele…

25 de agosto de 2025

O charme do imprevisível: quando o erro vira estilo

O acaso como linguagem criativa No design contemporâneo, o acaso deixou de ser visto como…

24 de agosto de 2025

Grajaú comemora 111 anos com programação especial de integração comunitária

Um bairro planejado com história centenária Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, o…

20 de agosto de 2025

Dr. Fabio Barros enfatiza importância da estética consciente no Rio Innovation Week

A 2ª Conferência de Luxo do Rio Innovation Week 2025 foi palco de um debate…

17 de agosto de 2025

Autonomia de Veículos Elétricos e Híbridos: Guia Essencial

Autonomia de Veículos Elétricos e Híbridos: o que você precisa saber antes de comprar o…

14 de agosto de 2025

Este site utiliza Cookies

Saiba Mais