Saúde

Mais de 300 mil brasileiros morrem por ano por causa da arritmia cardíaca

O Cardiologista Guili Pech revela que mais de 300 mil brasileiros morrem por ano por causa da arritmia cardíaca. E explica também sobre cuidados preventivos, tratamentos e causas de arritmia cardíaca

As arritmias cardíacas são modificações no ritmo do coração que podem levar às chamadas taquicardias (coração acelerado) ou a bradicardia (coração lento). Essas variações cardíacas acometem mais de 20 milhões de brasileiros e são responsáveis pela morte de 320 mil pessoas aproximadamente, de acordo com a SOBRAC – Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas. Segundo a SOBRAC, cerca de 400 mil brasileiros morrerão por doenças do coração e da circulação em 2020.

As arritmias ocorrem das formas mais diversas: benignas, assintomáticas ou até mesmo aquelas mais graves que podem culminar em morte súbita. As causas são as mais diversas: problemas congênitos, hereditários ou adquiridos por doenças do coração ou sistêmicas.

Dentre alguns outros fatores, estão o sedentarismo, tabagismo, obesidade e/ou sobrepeso, problemas com o sono, tais como apneia, alcoolismo, distúrbios de tireoide, hipertensão, diabetes, estresse. ~Segundo o médico cardiologista Guili Pech, especialista em arritmias pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, algumas dessas doenças do coração podem ser evitadas por meio de cuidados preventivos e medidas terapêuticas.

“Não existe nenhum remédio ou intervenção cirúrgica com
Mais benefícios do que a mudança de estilo de vida” Buscar emagrecer, realizar exercícios físicos, alimentar-se bem, parar de fumar. As medidas comportamentais são fundamentais para a prevenção de qualquer doença, em especial das doenças cardíacas: da hipertensão, do coração grande, do infarto do miocárdio e até mesmo da morte por arritmias.”

Foto: heartache-1846050_640, Autor: Pexels / Pixabay License



De acordo com o Dr.Guili Pech, a doença cardíaca é a doença que mais mata no Brasil, e acrescenta “estima-se que, com essa epidemia de obesidade, hábitos de alimentação por fast-food, tendem a aumentar ainda mais esses números”.

O especialista também explica que um acompanhamento aliado a uma mudança de estilo de vida diminui os riscos naqueles pacientes que possuem predisposição a ter problemas cardíacos graves, “ter um médico cardiologista que te acompanhe, principalmente depois dos 40 ou 45 anos, manter medidas não apenas terapêuticas, mas preventivas. Aliar melhores hábitos de saúde e estilo de vida com um acompanhamento médico frequente.

Sendo assim, as chances de ter problemas cardiológicos graves num futuro é muito menor”, salienta o médico cardiologista. Além disso, o Dr.Guili Pech também conta como o coração funciona e o que se pode fazer para prevenir riscos, já que muitas vezes, são problemas “silenciosos” e que, quando apresentam sintomas, já encontra-se em estado de maior gravidade.

“Já cansei de ter pacientes em que tiveram obstruções de em uma ou duas artérias do
Coração e não sentem absolutamente nada. E quando sentem, já não podemos fazer muito por esse paciente. Então, o ideal é buscar um acompanhamento já quando você apresenta fatores de risco, mas sem sintomas. Agora, quando dá sintomas, geralmente obstrução de coronárias, que são as doenças mais comuns de coração, é aquela dor no peito, uma dor que aperta e pode irradiar para o braço esquerdo e pior, normalmente, com atividades físicas. Normalmente, as dores cardíacas vêm antes com um esforço e depois com o repouso. Isso não é uma regra, mas essas são as principais características”.

Ainda assim, o profissional da saúde alerta para os cuidados preventivos e da importância de realizar exames periódicos, “o mais importante é saber se a sua pressão arterial está bem, se a sua glicose está bem, como estão seus níveis de colesterol e fazer atividades físicas para não deixar chegar ao ponto de chegar em sintomas de doenças cardiológicas”.

Guile Pech é médico cardiologista, com título de residência médica em Cardiologia e Arritmologia clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, e Título de especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia CRM : 5286323-8

site: www.guilipech.com.br
Instagram: @guilipech

This post was last modified on 28 de dezembro de 2020 14:37

Redação Rio em Foco

Postagens recentes

Comunidade e Conexão: por que os jogos sociais estão em ascensão

O modo como nos relacionamos com o entretenimento mudou bastante nos últimos anos. Os jogos…

25 de agosto de 2025

Plicoma anal: quais os riscos e tratamentos disponíveis?

O plicoma anal é uma condição frequentemente ignorada — tanto por quem sofre com ele…

25 de agosto de 2025

O charme do imprevisível: quando o erro vira estilo

O acaso como linguagem criativa No design contemporâneo, o acaso deixou de ser visto como…

24 de agosto de 2025

Grajaú comemora 111 anos com programação especial de integração comunitária

Um bairro planejado com história centenária Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, o…

20 de agosto de 2025

Dr. Fabio Barros enfatiza importância da estética consciente no Rio Innovation Week

A 2ª Conferência de Luxo do Rio Innovation Week 2025 foi palco de um debate…

17 de agosto de 2025

Autonomia de Veículos Elétricos e Híbridos: Guia Essencial

Autonomia de Veículos Elétricos e Híbridos: o que você precisa saber antes de comprar o…

14 de agosto de 2025

Este site utiliza Cookies

Saiba Mais