A saúde bucal é bem mais do que dentes alinhados e brancos. Ao pensar na saúde dos dentes, precisamos lembrar também da gengiva e dos outros tecidos que sustentam os dentes. A área da Odontologia responsável por esse cuidado é a Periodontia.
A Periodontia é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas que afetam os tecidos que sustentam os dentes do paciente. Entre os problemas recorrentes na Periodontia, temos a Gengivite e a Periodontite. Para evitar dor de cabeça com a sua saúde bucal, vamos te explicar abaixo tudo sobre esses problemas da Periodontia. Confira!
A sua gengiva sangra durante ou logo após a escovação? Se sim, infelizmente você pode estar com Gengivite. O sangramento da gengiva ao escovar os dentes é um sinal claro e comum dessa doença periodontal e, apesar de ser uma situação desagradável, esse sangramento gengival, em princípio, não oferece muitos riscos ao paciente.
Porém, apesar da Gengivite não ser uma doença tão séria, não compensa deixar de lado a saúde bucal. Por isso, é preciso buscar um especialista da Periodontia para que a doença não se agrave e não evolua para uma Periodontite, pois nesse caso os danos para os dentes são bem maiores.
Na Gengivite ocorre a inflamação das gengivas, que é um dos tecidos responsáveis pela sustentação dos dentes. Essa inflamação da gengiva ocorre em decorrência do acúmulo de placas bacterianas no dente.
As placas bacterianas se desenvolvem devido à higiene bucal inadequada e insuficiente. Em relação ao desenvolvimento, elas são formadas em associação pelos restos de comidas e pelas bactérias presentes na boca.
Além disso, a causa da inflamação na gengiva pode surgir devido a outros fatores, como:
Retenção de placa bacteriana devido ao uso de aparelhos e próteses;
Alterações nos hormônios;
Hereditariedade;
Doenças crônicas;
Uso de remédios que provocam fluxo da saliva;
Infecções por fungos ou vírus;
Deficiência imunológica;
Taxa nutricional baixa.
O sangramento instantâneo das gengivas é o sintoma principal da Gengivite, porém existem outros sintomas recorrentes, como:
Inchaço;
Vermelhidão;
Dores na área;
Mau hálito.
Além disso, em casos mais avançados pode ocorrer a retração na gengiva. Nesse caso, ocorre a diminuição da gengiva, causando assim um aumento no espaço entre os dentes e a gengiva. O problema da retração gengival é que a raiz do dente fica mais exposta. Essa exposição da raiz deixa, consequentemente, os dentes mais sensíveis.
Se a gengiva sangrar durante a escovação, o primeiro passo é manter a calma e procurar imediatamente um especialista da Periodontia. O profissional irá investigar o estágio da Gengivite e recomendar as medidas necessárias para o tratamento.
No entanto, sabemos que o melhor tratamento para a Gengivite é uma higienização bucal correta e suficiente. Pode-se utilizar também no tratamento creme dental e enxaguante bucal. Esses produtos ajudarão a reverter o quadro inflamatório da gengiva.
Além da higienização adequada e dos produtos específicos, é possível retirar os tártaros que ficam aderidos na superfície do dente através da técnica de raspagem supragengival.
A Periodontite é o estágio mais avançado da Gengivite. Nesse estágio, os tecidos responsáveis pela sustentação dos dentes e o ligamento periodontal são seriamente afetados, ocasionando, se não tratados, a perda dos dentes.
Por ser uma evolução da Gengivite, a principal causa para o desenvolvimento da Periodontite também é o acúmulo das placas bacterianas nos dentes. Além disso, existem outros motivos para a Periodontite, como:
Má oclusão dos dentes;
Acúmulo de tártaro;
Cáries;
Remédios fortes;
Cigarro.
Os sintomas da Periodontite são parecidos com o da Gengivite, porém com alguns agravantes, como:
Gengiva roxa;
Sensibilidade dentária;
Maior mobilidade nos dentes (dentes moles).
O tratamento para a Periodontite é feito em três etapas.
1º etapa: Terapia Básica Periodontal
2º etapa: Terapia Cirúrgica
3º etapa: Terapia Periodontal de Suporte
Previna-se de problemas periodontais!
Prevenção é a palavra-chave para evitar as doenças periodontais. Para isso, é necessário manter os cuidados diários com a saúde bucal. Apesar de simples, a escovação adequada dos dentes é essencial para evitar a Gengivite e a Periodontite. É interessante também utilizar fio dental, enxaguantes bucais e cremes dentais.
Além disso, é recomendado consultar um especialista em periodontia de seis em seis meses ou ao menos uma vez no ano, assim a sua saúde bucal ficará garantida.
Agora que você já entendeu tudo sobre os problemas da Periodontia, mantenha uma rotina de cuidados com a higiene da sua boca para evitar a Gengivite e a Periodontite e, caso você apresente sangramento na gengiva, procure um especialista da Periodontia na Oral 360. Assim nosso profissional irá te ajudar no tratamento correto para a sua saúde bucal.
Precisando de dar um up na saúde bucal?
Temos uma dica:
Clínica Odontológica Oral 360
Tels.: ☎️ 3549-1400 / ☎️ 2179-7034
Tijuca: Rua Conde de Bonfim, 302 – 4º andar – Tijuca – RJ
Copacabana: Rua Figueiredo Magalhães, 226 / Sobreloja – Copacabana – RJ
This post was last modified on 13 de abril de 2022 20:39
O modo como nos relacionamos com o entretenimento mudou bastante nos últimos anos. Os jogos…
O acaso como linguagem criativa No design contemporâneo, o acaso deixou de ser visto como…
Um bairro planejado com história centenária Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, o…
A 2ª Conferência de Luxo do Rio Innovation Week 2025 foi palco de um debate…
Autonomia de Veículos Elétricos e Híbridos: o que você precisa saber antes de comprar o…
Panorama da Segurança no Rio de Janeiro em 2025 A segurança pública no Rio de…
Este site utiliza Cookies
Saiba Mais