Política

Governo do Rio não libera pagamentos para profissionais da saúde do SAMU

OZZ Saúde alerta para o colapso da saúde. SES está em dívida de mais de 30 milhões com a empresa responsável por gerir o SAMU do Rio de Janeiro.

Médicos do SAMU com dois meses de salários atrasados e demais profissionais como enfermeiros, equipe técnica e administrativa há um mês sem receber. Essa é a realidade do SAMU do Rio de Janeiro que há mais de três meses sofre com o embargo dos repasses de verba por parte do Governo do Estado, o que está causando a deterioração do atendimento à população carioca. 

O pagamento dos profissionais que deveria acontecer esta semana, foi descumprido pelo Governo do Estado. De acordo com a liminar do Juízo da 3ª Vara Trabalhista, o Estado deveria ter depositando o total dos valores referentes aos salários atrasados do SAMU de R$ 11 milhões na sexta-feira, dia 24, na conta do CEJUSC. O próprio Judiciário faria a transferência bancária na conta corrente de cada trabalhador a partir de segunda-feira, 27, até essa quinta-feira, 30. O que não aconteceu. O Estado decidiu por descumprir a ordem judicial. O MPF vai diligenciar junto à Vara Trabalhista para executar a decisão, ou seja, exigir o cumprimento da decisão liminar. O que pode demorar ainda mais

A OZZ Saúde – empresa contratada para gestão do SAMU do Rio de Janeiro – está, por diversos meios legais, tentando reverter esse quadro. Aguarda agora a decisão judicial em duas Ações de Suspensão, em trâmite no STJ e no STF, bem como em Agravo Regimental em trâmite no TJ-RJ. Aguarda, ainda, a conclusão da auditoria do contrato, pela CGE-RJ, que poderá afastar a injusta acusação de sobrepreço. Vale lembrar que o sobrepreço apontado pela CGE – RJ foi comparando a operação do SAMU do Rio de Janeiro com a operação de Santa Catarina gerida também pela OZZ Saúde, uma operação muito menor do que a do Rio.

Assim que o Governo do Estado restabelecer os pagamentos devidos, que vem se acumulando há mais de três meses, a OZZ fará a adequação operacional do contrato. As ambulâncias que apresentam condições inadequadas, que foram repassadas pelos Bombeiros e Governo do Estado, estão sendo submetidas à manutenção, na Central de Manutenção de Veículos e tão logo seja possível, serão reintegradas à frota do SAMU.

A OZZ Saúde é uma empresa especialista na gestão do SAMU não apenas no Rio de Janeiro, mas também no Paraná e em Santa Catarina, vem assumindo as despesas da operação com recursos próprios, tendo investido de recursos próprios mais de R$ 30 milhões de reais excedentes até o momento.

This post was last modified on 31 de julho de 2020 12:18

Redação Rio em Foco

Postagens recentes

Comunidade e Conexão: por que os jogos sociais estão em ascensão

O modo como nos relacionamos com o entretenimento mudou bastante nos últimos anos. Os jogos…

25 de agosto de 2025

O charme do imprevisível: quando o erro vira estilo

O acaso como linguagem criativa No design contemporâneo, o acaso deixou de ser visto como…

24 de agosto de 2025

Grajaú comemora 111 anos com programação especial de integração comunitária

Um bairro planejado com história centenária Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, o…

20 de agosto de 2025

Dr. Fabio Barros enfatiza importância da estética consciente no Rio Innovation Week

A 2ª Conferência de Luxo do Rio Innovation Week 2025 foi palco de um debate…

17 de agosto de 2025

Autonomia de Veículos Elétricos e Híbridos: Guia Essencial

Autonomia de Veículos Elétricos e Híbridos: o que você precisa saber antes de comprar o…

14 de agosto de 2025

Bairros Mais Perigosos e Mais Seguros do Rio de Janeiro em 2025: Guia Completo da Segurança na Cidade

Panorama da Segurança no Rio de Janeiro em 2025 A segurança pública no Rio de…

10 de agosto de 2025

Este site utiliza Cookies

Saiba Mais